domingo, 29 de agosto de 2010

O livro de Atos 8 – Uma comunidade cristã

Mensagem do dia 29 de agosto de 2010
Primeira Igreja Batista
Pr. Marcos Coelho Ramos

Texto: Atos 2:41-47; 4:32 a 5:11

1. Vendiam suas propriedades e traziam à Igreja – Atos 4:32-37
2. Babel e Pentecostes
3. Como é que vive esta comunidade? – Atos 2:42-47
4. Características de uma Comunidade da partilha


Introdução
  O capítulo 2 versos 41-47 talvez seja o texto mais conhecido que descreve a vida da igreja nascente no primeiro século. Ainda estão sob o impacto do Pentecostes, o dia da mudança de Deus.
ð Se alguém perguntava para um judeu: “Onde está o Seu Deus?”, ele respondia com o Salmo 115, que Ele está no céu.
ð Se alguém perguntava a um cristão: “Onde está o Seu Deus?”, a reposta era: “Está aqui”.
   Este texto descreve como os primeiros cristãos viviam, e é muito usado pelos que querem mostrar hoje um ideal de Igreja.
   O que Lucas quer dizer nas entrelinhas deste texto?

1. Vendiam suas propriedades e traziam à Igreja – Atos 4:32-37
   Temos que ler e entender que não é para que façamos isso hoje. Naquele tempo, assim como tiveram que esperar 40 dias para que houvesse o batismo do Espírito Santo, aqueles cristãos começaram a pensar que a volta de Jesus seria também em poucos dias. Por isso, tomaram a decisão de se desfazer de tudo para ficarem somente orando, louvando e aguardando a volta do Senhor Jesus.

2. Babel e Pentecostes
   Pentecostes é o relato bíblico que redime o relato de Babel.
2.1 – Babel: é a pretensão humana de prescindir de Deus – Gênesis 11:3-4
   Começaram a pensar que eram mais importantes que Deus.
   Se transformam em EGOS absolutos, ou seja: eu sou mais importante de todos. Sempre querem o melhor para si. Ego absoluto gera violência.
Ø  É o que Deus vê na terra – Gênesis 6:5
Ø  Então Deus resolve intervir e confundir as línguas para que as pessoas não se entendessem mais – Gênesis 11:5-6
2.2 – Pentecostes: é o evento oposto. O Espírito Santo é derramado. A palavra é: arrependam-se do seu ego absoluto. Abram mão de ser seu próprio deus e reconheça Deus como seu Senhor – Lucas 9:23
   Em Pentecostes vemos que a violência da multidão é substituída por uma comunidade da partilha: tudo em comum.
ð Não é mais uma multidão de egos absolutos, mas uma comunidade de partilha e comunhão – Atos 4:32-35
   Esta passa a ser a maior evidência da presença de Deus no meio dos humanos: A COMUNIDADE, onde deixamos de ser egos absolutos, uma multidão violenta e nos tornamos em uma comunidade de comunhão e partilha.
   Esse é o resultado do derramar do Espírito Santo.
A multidão vive da competição, mas a comunidade da partilha vive de cooperação. Deixamos de competir entre nós e nos tornamos em irmãos uns dos outros.

3. Como é que vive esta comunidade? – Atos 2:42-47

   Se dedicavam ao que era importante.
   Suprem as necessidades uns dos outros.
   Todos os dias se reuniam.
   Caiam na simpatia de todo o povo.
   Há duas maneiras de ler Atos 2:
1.  Como agenda: como nos organizar e fazer
2.  Como um espírito: um descritivo de um jeito de ser humano e ser sociedade.
   Parece que é assim que devemos ler Atos 2: um relato do que Deus faz acontecer em nós quando Seu Espírito Santo é derramado sobre nós.

4. Características de uma Comunidade da partilha

4.1 – Há Liberdade 
   Discipulado de Jesus não é cumprir uma agenda.
ð A igreja de hoje vive na lei, ou seja, a mentalidade é a do “TEM QUE” isso ou aquilo.
ð Se você é discípulo de Jesus tem que ir aos cultos todo domingo, quarta; tem que ler a Bíblia todo dia; tem que orar regularmente; dar o dízimo e repartir os seus bens; tem que cantar louvores a Deus e levantar suas mãos; tem que vender as propriedades e entregar na igreja.
   Isso é transformar Atos 2 em uma agenda: “Tem que”. Mas este texto é um relato de um jeito de ser e de viver em sociedade. Aqueles sobre quem que foi derramado o Espírito Santo eles “são” e não “tem que” nada. “Tem que” funciona como lei e nós já fomos libertos da lei. Somos livres.
   Jesus nos libertou – João 8:36; 2 Coríntios 3:17
   Paulo alerta os gálatas sobre isso – Gálatas 2:4; 5:1; 13
   Por isso, gente dentro da igreja, faz planejamento para uma vida feliz cheio de “Tem que”
Quer um bom casamento, “tem que” enviar rosas quinzenalmente para a esposa e pelo menos uma vez por mês levar sua esposa para jantar fora.
Quer ser um bom pai, “tem que” sair uma vez com os filhos;
Quer ser um bom profissional, “tem que”...
   Essa vida do “tem que” é escravidão, é pesada, frustrante e geradora de culpa, porque nunca alcançamos o “tem que” suficiente. Sempre falta alguma coisa.
   Quando lemos Atos 5, fica evidente a questão da liberdade.
   Ananias levantou, levou sua oferta e depositou aos pés dos Apóstolos e morreu. O que não deu nada e ficou sentadinho no seu lugar, ficou aliviado e foi embora vivo?
Há aqui uma incoerência?
   Na realidade, é Deus disciplinando sobre o “tem que”. Isto porque, se o Espírito Santo não tocar, não mandar, devemos ficar na nossa, quietinhos, sem nos preocupar com o que os outros vão pensar e falar de nós.
   No texto, onde as pessoas esperavam Jesus voltar logo, vendem tudo e repartem. Barnabé vende um terreno e leva e valor todo da venda para a igreja e deposita aos pés dos apóstolos. A igreja deve ter dito “uau”.
   Ananias e Safira então resolvem fazer o mesmo: vamos ser reconhecidos como foi Barnabé. Só que eles são malandros e vivem com a mentalidade do “tem que”. Se Barnabé fez, “temos que” fazer também. Vendem por 1 milhão e entregam 500 mil. Querem mostrar o que não eram. O que Pedro diz a eles está em Atos 5:4: Não era seu? Por que não usaram para vocês.
ð Enganaram não aos homens, mas a Deus. Por isso morreram, pois mentiram a Deus e Deus tinha que disciplinar para mostrar que não “tem que” se não for tocado pelo Espírito.
   Pedro então ensina o princípio corretamente:
Os que têm dinheiro, não “têm que” trazer para a igreja. Se venderam um terreno, “não têm” que trazer.
   Não “tem que” vir ao culto; ler a Bíblia, orar, dar o dízimo.
   A respeito do dízimo, sempre me fazem algumas perguntas: “tem que ser 10%?; “tem que” ser na PIB?; “tem que” quitar o atrasado?
Trouxe o de agosto, mas não deu em julho e pensa: “Escapei do gafanhoto de agosto, mas o de julho na minha cola e vai levar toda minha grana”
   Não “tem que” nada: nem 10%, nem aqui na PIB e nem quitar atrasado, pois não é mensalidade de clube.
   Estou prevendo a reação de alguns:
ð Beleza, o pastor liberou geral.
ð Por isso ser cristão na PIB maior moleza, não “tem que” nada
ð Isso é perigoso. Mês que vem a receita vai cair.
   TUDO ISSO É RESULTADO DA MENTALIDADE QUE RACIOCIONA NA BASE DO “TEM QUE”
   Pedro diz que alguns tocados pelo Espírito Santo, comprometidos com o Senhor e dispostos a viverem para o Senhor e não para si mesmos, que foram convencidos pelo Espírito Santo e deram tudo. São pessoas que ao ouvirem e lerem a Palavra de Deus se dão antes de darem qualquer coisa.
   Não é o pastor que fala que “não tem” que ler a Bíblia, mas eu a leio porque amo a Palavra de Deus
   Pai pergunta ao filho: Por que lendo a Bíblia? Ele responde: porque a professora da salinha falou que “tem que” ler.
   Diferente do filho que diz que está lendo porque não consegue parar de ler:
ð A história de Jacó, desobediente. José preso, mas é inocente. E quer ler mais para ver como tudo vai acabar.
   Não é o “tem que”. Mas é ter prazer na lei do Senhor.
   Não é o “tem que” ir a igreja, mas é “Alegrei-me quando me disseram, vamos à Casa do Senhor”.
   Não é o “tem que” mandar flores para a esposa, mas é porque eu a amo. Não é “tem que” dedicar tempo ao filho, mas o Espírito Santo converteu meu coração ao dele e o dele ao meu.
   Não “tem que”, mas faço por prazer, com alegria e satisfação!
   A comunidade da fé, como Jesus idealizou, é livre, porque ela não “tem que” nada, pois é impulsionada por um Espírito que foi derramado sobre ela, que a motiva.
   Por isso, não “tem que” dar 10%, mas ela dá tudo, porque não considera mais nada seu.
4.2 – Há autenticidade
   Não precisa mostrar ser o que não é. Quem vive com máscaras não engana seres humanos, mas tenta enganar a Deus.
4.3 – Há responsabilidade
   Podemos fazer ou deixar de fazer o que fizermos, mas temos que assumir a responsabilidade e o ônus e bônus de sermos quem somos e viver como vivemos.
   Não é responsabilidade do pastor dizer o que se deve fazer, porque se o Espírito Santo disser algo pra alguém não é necessário o pastor dizer, e se o Espírito Santo não disser, não adianta o pastor dizer.
   A nossa função é compartilhar a Palavra de Deus, mas a obra quem faz é o Espírito. Para alguns, Ele se tornou descartável, pois tem tanto “tem que”, que Ele se torna desnecessário.
   Quem ouve o Espírito, decide se vai ou não obedecer.
   Por isso, esse lugar perigoso, pois a Palavra de Deus está sendo lançada e ela é viva além de ser o Espírito que a ministra. Por isso, este lugar é lugar de vida e de transformação.
   Vejamos o que diz Jeremias 20:7
   A igreja de Atos vivia de tal forma seduzida pelo Senhor, que seduzia outras pessoas a desejarem viver como eles. É Jesus vivendo neles e através deles.
   Estamos na comunidade da fé e da partilha e não na multidão violenta. A Palavra é compartilhada e o Espírito fará com que ela frutifique nos corações, e vamos perceber que fomos seduzidos.
   Uma igreja que vive assim evangeliza, pois o amor na prática é a forma de evangelização mais convincente que existe e muitos são acrescentados à ela, porque as pessoas percebem que esta é uma comunidade que vale a pena, pois eles não são uma multidão violenta, mas o pessoal da partilha – João 13:34-35
   Deus rejeita o “tem que” – Isaias 1:11-14; 29:13
   Deus não quer o “tem que”, mas que seja de coração, com alegria, por desejo nosso e não porque alguém falou e fala que “tem que” – João 4:23

Conclusão
   Será que desejamos isso para nós?
   Nos tornar em uma comunidade da partilha que é livre, autêntica e responsável, não porque “tem que” ser, mas porque fomos seduzidos pelo maravilhoso, amado, imprescindível Senhor Jesus.
   Que sejamos essa comunidade e não uma multidão violenta, porque o Espírito Santo está derramado sobre nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário