terça-feira, 20 de julho de 2010

Tema: Caminhando para o futuro


Mensagem do dia 18 julho 2010
Pr. Marcos Coelho Ramos

Texto: Filipenses 3:12-14


Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14

Introdução
   No dia em que comemoramos os 64 anos de organização da Primeira Igreja Batista de Joinville (a data do aniversário é 16 de julho), não é possível ficar sem pensar um pouco no passado, lembrando de como tudo começou, de como homens e mulheres, guiados pelo Espírito Santo de Deus, iniciaram esta igreja.

1. Um Pouco do passado da PIB
   Queremos relembrar um pouco da história de nossa igreja, pois mesmo que estejamos repetindo, muitos não conhecem nem sabem do lastro que temos, pois não somos uma igreja que “caiu de pára-quedas” em Joinville sem nada a nos respaldar.
   Nossa história tem seu início em 1899, quando alguns imigrantes russos chegaram a Rio Branco, cidadezinha perto de Joinville, ou mais perto ainda de Maçaranduba. Aqueles irmãos fundaram ali uma Igreja Batista, que muito cresceu, mas depois de muitas dificuldades, e por necessidade de procurarem uma cidade maior para viverem, muitos daqueles irmãos mudaram-se para nossa cidade a partir de 1938. A Igreja que já tinha saído de Rio Branco para Guaramirim, viu-se obrigada a mudar-se para Joinville.
] Passou a denominar-se, a partir de 16 de julho de 1946, Igreja Batista de Rio Branco com sede em Joinville.
] Em 21 de novembro de 1954, a Igreja aprovou seu novo estatuto e adotou o nome de Primeira Igreja Batista de Joinville.
   No início, o crescimento foi lento, com a Igreja permanecendo em um pequeno templo, atualmente nos fundos do templo atual e sendo reformado, inaugurado em 1966 e serviu de local de reunião da Igreja até dezembro de 1992, quando foi inaugurado o novo edifício de reunião da Igreja. Em 1997, iniciamos a transição para uma Igreja em Células. Estamos ainda no processo, e depois de muitas lutas, fracassos e algumas vitórias, estamos confiantes que o Espírito do Senhor está cada vez mais, nos impulsionando na direção que a liderança da Igreja havia tomado de fazer a transição. Não queremos parar, estagnar, e por isso, envidaremos todos os esforços para que toda a Igreja, sem exceção de um membro sequer, esteja totalmente comprometida e envolvida no processo de transição para Células. Isto porque cremos que esta é uma estratégia do Senhor para a Igreja dos últimos tempos, porque Ele tem ainda muitas pessoas que precisam ser alcançadas para o Seu Reino.
   Temos muito ainda por fazer, pois recebemos um legado de dedicação e firmeza dos nossos antepassados que fundaram esta igreja e sonharam com ela no futuro, que hoje, somos nós.

2. A palavras do Apóstolo Paulo em Filipenses 3:12-14
   Alguém pode pensar que o Apóstolo esteja jogando fora todo o seu passado, pois no começo do capítulo 3, ele afirma: “Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo... Filipenses 3:7-8
   Quando Paulo diz que considera “esterco” o que tinha no passado, ele está afirmando que foram as coisas que ele conquistara no passado, que adubaram e proporcionaram a condições ideais para ele prosseguir para frente, para o futuro.
] Ninguém pode viver do passado, mas também ninguém consegue viver sem o passado.
   O que não podemos, é ficar apegados, estagnados com as conquistas e as bênçãos do passado, mas há mais a ser conquistado; há mais a ser atingido no futuro.
   Paulo não renega seu passado, e nós, como PIB de Joinville, também não podemos deixar que o nosso passado seja apagado; que nossa cultura espiritual tanto prezada pelos que estabeleceram esta igreja aqui, seja menosprezada e vista com algo menor e de pouco valor. Queremos e devemos nos lembrar dos que por aqui passaram e deixaram este legado para nós, lembrando principalmente, das irmãs:
©    Cecília Brenneisem e Matilde Emilia Hoff
   Duas dos membros fundadores, que desde o início da organização da PIB, estão conosco nos fazendo lembrar de tudo que foi feito em prol do evangelho através da PIB nestes 64 anos.
   Louvado seja Deus pelo nosso passado, que além de não nos envergonhar, enche-nos de um orgulho santo, que nos faz humilhar diante do Nosso único Senhor Jesus Cristo, pois não fora Ele, e não teríamos do que nos orgulhar do passado.
   Mas, como passado é passado, e o presente já vai virando passado, temos que olhar para o futuro, como nos adverte o Apóstolo Paulo: “...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo...”

3. Caminhando para o futuro
   Este tema nos lembra de um filme famoso: “De volta para o futuro”, mas o que queremos, é chamar nossa atenção como PIB de Joinville, pois, apesar de sabermos que a volta do Senhor Jesus está próxima, não podemos estagnar, parar, ficar parados aguardando a volta do Senhor simplesmente sem fazer nada.
   Temos aprendido no estudo do livro de Atos, o que realmente é igreja: são as pessoas que a compõe e não prédios, estatuto ou forma de culto. Isso nos faz levantar os nossos olhos, e como Jesus nos alertou, olhar para os campos, pois os eles já estão preparados para a ceifa(João 4:35), ou seja, há muitas pessoas que estão aguardando algum discípulo comprometido de Jesus para fazer delas verdadeiros e frutíferos discípulos de Jesus Cristo, colocando em prática o que Ele mesmo nos mandou fazer como a nosso grande comissão – Mateus 28:18-20
   Para continuar nossa caminhada rumo ao futuro, não podemos jamais, abandonar nossa convicção doutrinária e nossa convicção de missão como igreja de Jesus na terra. Temos visto muita coisa sendo feita em nome de Jesus, mas, mesmo com custo de não agradar muita gente, devemos permanecer fiel no presente, para que no futuro, as novas gerações que saírem de nós, estejam firmes na Palavra de Deus, sem abrir mão Dela jamais; sem sair Dela nem para a esquerda nem para a direita, pois Jesus quando falou dos custos das pessoas seguirem-NO, muito O abandonam, pois queriam somente milagres Dele – João 6:61-69
Sabemos que não é fácil ficar firmes diante de tanta propaganda de um evangelho utilitarista e sem compromisso.
Sabemos das dificuldades que nos aguardam e aos nossos sucessores, exatamente devido a esse utilitarismo cristão existente em nossos dias.
Sabemos ainda que viver o evangelho de Jesus pura e simplesmente, fica cada vez mais difícil e em alguns casos, até mesmo desanimador. Mas devemos olhar para essas dificuldades como desafios a serem vencidos, sabendo que em Cristo, somos mais que vencedores – Romanos 8:37
   Mas sabemos de algo mais: Não podemos desistir jamais. Devemos continuar a senda que nossos queridos irmãos do passado nos legaram, e prosseguir, caminhando para o futuro.

4. Algumas perguntas importantes
1. O que queremos do futuro como indivíduos e como Igreja?
2. O que estamos fazendo no presente para que haja um futuro promissor para nossas vidas e igreja?
3. Qual o valor ou quanto estamos dispostos a pagar para que realmente sejamos relevantes no futuro?
4.  No que depender do que cada um de nós estamos fazendo no presente, teremos um futuro que realmente deixará o coração do nosso senhor alegre no futuro? (esta é um pergunta individual, que somente você e eu podemos responder).

Conclusão
   Somos a geração que está preparando o futuro. Muito do futuro da nossa Igreja, já está conosco, em nossas crianças.
   O que temos feito por elas?
   As nossas decisões e atitudes do presente, é que asfaltarão a estrada dos nossos sucessores no futuro.
   Vamos então nos envolver e no que depender de cada um de nós, fazer da PIB uma igreja do presente, que valoriza o seu passado, mas que caminha para o futuro?
   Que para tanto, o Senhor nos fortaleça e abençoe.

   PARABÉNS A TODOS OS QUERIDOS QUE FAZEM PARTE DESTA AGÊNCIA DO REINO DE DEUS NA TERRA, PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE JOINVILLE.
   AO SENHOR JESUS, TODO LOUVOR, HONRA E GLÓRIA PELOS 64 ANOS DE VIDA DA PIB DE JOINVILLE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário