sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Tema: Sendo um Pai que todo(a) filho(a) precisa ter

Mensagem do dia 08 de agosto de 2010 
Primeira Igreja Batista
Pr. Marcos Coelho Ramos

Texto: Lucas 15:20

1. Os filhos necessitam de pais que falem sempre a verdade
2. Os filhos necessitam de pais que sejam sacerdotes
3. Os filhos necessitam de pais que amem sua mãe

4. Como ser um filho de um pai assim?

Introdução

   O texto de Lucas 15, encontramos uma parábola de Jesus, que ficou conhecida como a parábola do filho pródigo. Mas, este texto, além de mostrar as atitudes negativas e positivas do filho, mostra também o carinho, amor e perdão do pai, que nesta parábola, é a figura de Deus Pai sempre pronto a perdoar filhos que se arrependam de queiram voltar a Ele. Vamos usar este texto para falar sobre pais que as famílias de hoje necessitam ter, principalmente os filhos e filhas, para que tenhamos família saudáveis e filhos que construam lares saudáveis.
   Estamos vivendo o tempo em que a figura paterna está sendo questionada em todo o mundo. A DESCONSTRUÇÃO DA HETERONORMATIVIDADE, que já está sendo colocada em discussão, com inclusive a proposta de retira do artigo que trata da família na constituição seja tirada, está afetando todos os lares e famílias no planeta terra.
   O que fazer?
   Precisamos fortalecer o conceito bíblico de família, onde existe a presença do Pai e da Mãe, que juntos geram e cuidam dos filhos, procurando proporcionar a eles um lar saudável emotivamente, fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Se nos deixarmos levar pelas ondas da pós-modernidade, principalmente no que concerne à família, vamos nos enveredar em um caminho perigoso e que pode ser sem volta.
   Nesta construção familiar bíblica, encontramos a figura paterna de um pai(homem), que deve ser uma pessoa com consciência da sua função familiar saudável, para que gere filhos saudáveis.
   Como ser um pai que todo filho ou filha necessita ter?
   É bom prestar atenção nesta pergunta, pois ela poderia ser: O pai que todo(a) filho(a) “gostaria” de ter, pois o risco é muito grande de descaracterizar a figura de um pai que precisa ser ao mesmo tempo, amoroso mas também firme em suas posições.
   Vamos usar alguns exemplos de pais da Bíblia, tanto negativos quanto positivos, para que possamos chegar à conclusão de como podemos ter pais que os filhos necessitam em nossos lares.

1. Os filhos necessitam de pais que falem sempre a verdade
   O extraordinário da Bíblia, é que ela não procura esconder os erros dos seus heróis, e para nosso crescimento em todas as áreas da vida, a Bíblia expõe esse erros para que possamos aprender.
] O erro de Abraão com o pai – Genesis 12:13; 20:2
   Para se proteger, o pai da fé, um homem extraordinário, mentiu e isso é uma marca negativa na vida dele como pai, tanto é, que seu filho, Isaque, comete o mesmo pecado de mentir, e por incrível que pareça, na mesma situação – Gênesis 26:7
   Exemplos positivos parecem que são mais difíceis de serem aprendidos e praticados, mas os exemplos negativos, são facilmente incorporados à pratica da vida. Por isso, os filhos necessitam de pais, que mesmo com perdas, digam sempre a verdade.
   Jesus orienta os pais como agir – Mateus 5:37
   Tiago confirma para não ficar qualquer dúvida – Tiago 5:12
   Quando a mentira entra na vida de alguém, principalmente ser for um pai, isso pode gerar transtornos terríveis na vida de uma criança, acarretando dificuldades para ela quando tiver que decidir entre falar a verdade ou mentira.
   Tem mentiras que se tornam tão “verdades”, pois são incorporadas em nossa vida, que nem percebemos mais quando as dizemos, tipo: “Não estou em casa”, “me atrasei por que...”, “meu filho(a), vou sair com você no final de semana”.
Se prometer algo ao seu filho(a), cumpra mesmo que tenha um alto custo, pois é melhor não prometer do que prometer e não cumprir pensando que é algo pequeno e que ele ou ela vai esquecer. NÃO ESQUECE!
   Além do mais, o exemplo de um pai que não mente, gera um conforto espiritual na vida da família, pois Jesus nos afirma que o pai da mentira é o Diabo, e, portanto, não queremos dar qualquer legalidade desse ser terrível entrar em nosso lar, principalmente, usando o sacerdote do lar que é o pai – João 8:44
   Se queremos ser um pai que nossos(as) filhos(as) precisam, não mintamos jamais e falemos sempre a verdade.

2. Os filhos necessitam de pais que sejam sacerdotes
   A figura paterna é essencial para uma formação espiritual saudável em cada criança. Os pais não podem relegar essa posição sacerdotal, de exemplo espiritual para os filhos. A Palavra de Deus está repleta de orientações sobre investirmos na vida espiritual dos nossos filhos para que colhamos frutos saudáveis, tanto no presente, quanto no futuro.
   Vejamos alguns textos que nos lembram sobre esta verdade:
Deuteronômio 6:4-9; Provérbios 22:6; 2 Timóteo 3:14-17
   Quando vemos na parábola do filho pródigo, que ele “caiu em si”, e se lembrou da casa do pai, é porque ele fora ensinado e sabia que se voltasse, teria um pai a lhe receber. Ele se enganou a respeito do pai, porque pensou que seria um trabalhador, mas o pai o recebeu como filho amado – Lucas 15:17-20
   Um pai que é sacerdote, ensina, corrige, mas ama e perdoa o filho ou filha quando houver arrependimento.
©    E um pai que age assim, se algum dia errar, também poderá receber o amor e perdão do filho ou filha.
   Filhos e filhas necessitam de pai que orem por eles, que lutem espiritualmente por eles com o fazia Jó – Jó 1:5
   Temos sido pais que são sacerdotes em casa?
   Pais que não são sacerdotes perdem o controle de sua casa, e como recompensa, vêem seus filhos se perderem.
Ø O mau exemplo do profeta Eli – 1 Samuel 2:12-17; 27-36
Ø O mau exemplo de Davi – 2 Samuel 13:1; 21-22-29
   Todo filho ou filha necessita de um pai que seja sacerdote, que ensine e principalmente, pratique a Palavra de Deus, sendo um exemplo principalmente para os de sua casa.

3. Os filhos necessitam de pais que amem sua mãe
   Ser mãe é padecer no paraíso. E ser pai, o que é?
   O pai é o herói dos filhos, mas a mãe, de onde eles nasceram, acaba sendo a mais chegada aos filhos, e por isso, talvez a pessoa mais importante da vida dos filhos.
] Se o pai não ama a mãe de seus filhos, como os filhos o verão? Pois ele não ama a pessoa que eles mais amam.
   É uma ordem bíblica que os pais devem amar a mãe de seus filhos – Provérbios 18:22; Efésios 5:25; 1 Pedro 3:7
   Vivemos em um tempo de descartáveis, inclusive na família, onde um homem deixa sua esposa por qualquer motivo, e com a facilitação do divórcio, precisamos ser um marido exemplar, que ama a esposa, para que os filhos vejam nosso exemplo de marido e sejam também bons maridos, que amem e respeitem sua esposa. Mas se não aprenderem com os seus pais, onde buscarão exemplos de se tornarem bons pais no futuro?
   Não tenham dúvidas: muitos que tem uma opção sexual fora daquilo que a Bíblia nos orienta, é por lhes faltarem uma figura paterna, que age com amor e com firmeza com os filhos. Esses filhos crescem sem essa figura, e então, vai aos poucos havendo a DESCONTRUÇÃO DA HETERONOMATIVIDADE, e os filhos sem padrões e figura paterna, fica à mercê de uma sociedade permissiva, promiscua, viciada, drogada, sensual e totalmente descompromissa com Deus, que a abandonou à sua própria escolha, como nos afirma o apóstolo Paulo – Romanos 1:18-32
   Temos sido bons maridos e amado nossa esposa, que por sinal é a mãe de nossos filhos, a ponto de que os filhos e filhas vejam o carinho, apreço, cuidado, proteção, amabilidade, paciência com que temos tratado aquela que Deus nos deu para ser amada pelo marido acima de tudo?
   Até mesmo dos filhos?
   Se queremos filhos saudáveis em todos os sentidos, temos que amar nossa esposa assim como a Palavra de Deus requer de nós, maridos e pais.


4. Como ser um filho de um pai assim?
   Para que um pai segundo o coração de Deus possa continuar exercendo seu ministério de pai com eficiência, necessita que os filhos sejam, antes de tudo, obedientes – Efésios 6:1-3
   Antes de dar um presente material para o pai, o filho ou filha precisam valorizar o pai que têm, e a melhor forma de fazer isso na prática, é obedecer. Além de fazer bem para a convivência no lar, este é o primeiro mandamento com bênção.

Conclusão
   Voltando à parábola do filho pródigo, aquele rapaz se arrependeu, voltou para casa, e na expectativa de como seria recebido pelo pai, foi recepcionado de uma forma festiva, pois aquele pai amava o filho de todo coração – Lucas 15:20-32
   Ilustração: filho que abandonou a família e para voltar, pediu que o pai colocasse um lenço branco na mangueira.
   Os filhos necessitam urgentemente de pais saudáveis!
   Se não assumirmos nosso papel, outro ou outros poderão fazê-lo, acabando com todos os sonhos que temos tido de no futuro, curtir a família dos nossos filhos, vendo nossos netos sendo criados no caminho do Senhor e aproveitar do investimento que fizemos na vida dos nossos filhos.
   Que o Senhor levante hoje aqui, pais que os filhos necessitam para que eles tenham uma infância saudável, sejam jovens que sonham e se tornem adultos responsáveis, pais firmes e amorosos e formem também uma outra geração sadia, para a glória do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.


Primeira Igreja Batista de 
Joinville


Nenhum comentário:

Postar um comentário